Patogênese 

A COVID-19 é praticamente uma doença de caráter inflamatório. Os sintomas mais comuns da Covid-19 são principalmente respiratórios, tendo como mecanismo principal o processo inflamatório que obstrui as vias aéreas inferiores, podendo evoluir para quadros graves de pneumonia. Como consequência os pacientes podem apresentar  tosse, falta de ar ou dificuldade em respirar. Além disso, parte dos sintomas/sinais da doença, como febre alta, calafrios, dor muscular e cefaléia são característicos de processos de inflamação sistêmica. Já a perda de olfato e paladar, também comum nos pacientes com COVID-19, são de etiologia desconhecida. 

A doença inicia-se com uma intensa replicação viral seguida de uma acentuada resposta inflamatória, conhecida como “tempestade de citocinas”. Observa-se uma ativação exacerbada de células do sistema imune inata como monócitos e neutrófilos através dos receptores do tipo toll e inflamassomas, que culmina na liberação de altos níveis de mediadores inflamatórios como as citocinas. Estes episódios induzem a síndrome da resposta inflamatória sistêmica, quadros pulmonares e respiratórios graves. 

A produção excessiva de mediadores pró-inflamatórios também ativa o que chamamos de cascata de coagulação. Os trombos são formados por meio da agregação de plaquetas. Consequentemente, esses fenômenos trombóticos podem levar a um acometimento vascular sistêmico, falência múltipla de órgãos e óbito.

Além disso, com o tecido pulmonar lesionado, por asma, infecções bacterianas e por fungos podem se agravar, uma vez que na infecção por Sars-CoV-2 potencia o processo inflamatório nas vias aéreas. Além disto acredita-se que a susceptibilidade a infecções não relacionadas pode ser aumentada em pacientes com COVID-19,  nos quais se observa a redução de células do sistema imune (linfopenia).

Escrito por:

Gabriela Burle
Instituição: Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1182460329644567

Isabella Hirako
Instituição: Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1184115154881325