Publicado em: 17/10/2020

Atualizado em: 08/12/2021

Desde o início da pandemia de COVID-19, há uma intensa busca por fármacos e biofármacos eficazes que possam auxiliar a evitar a evolução da doença e a piora do quadro clínico. Existem muitos medicamentos em desenvolvimento e alguns deles já foram aprovados por órgãos regulatórios para uso contra a COVID-19 em alguns países, por apresentarem estudos clínicos promissores.

No Brasil, a ANVISA já aprovou para uso em casos de COVID-19, o tratamento baseado em anticorpos monoclonais, como por exemplo, o Regen-Cov, composto por casirivimabe e imdevimabe. Os coquetéis de anticorpos atuam no bloqueio da entrada do vírus na célula e são recomendados para o tratamento inicial da COVID-19, principalmente com risco de evolução do quadro clínico (por exemplo, indivíduos com comorbidades ou maiores de 65 anos. Não deve ser usado para prevenção ou em pacientes em estado grave/hospitalizados, e a aplicação é intravenosa, sendo comercializada apenas para hospitais. 

Outros coquetéis de anticorpos que estão sendo aprovados no mundo também possuem resultados promissores. O AZD7442 consiste em anticorpos produzidos pela AstraZeneca que diminuíram significativamente o risco de COVID-19 severa ou óbito em pacientes não-hospitalizados com COVID-19 leve a moderada. Os estudos clínicos foram e estão sendo realizados em diversos países, como o Brasil.

Além disso, vários antivirais estão em desenvolvimento e, alguns deles, já foram aprovados pela Anvisa para o tratamento de pacientes infectados pela COVID-19.  O antiviral Remdesivir (RDV) é um exemplo de fármaco que está sendo implementado e aprovado pela Anvisa. Aprovado no dia 12 de março de 2021, ele é um medicamento de atividade antiviral de amplo espectro contra vírus de ácido ribonucleico. O RDV age interferindo na síntese da RNA polimerase viral, causando atraso na terminação da cadeia e diminuição da produção de RNA viral. Ou seja, esse fármaco impedirá a replicação do vírus no organismo dos pacientes, diminuindo, assim, o processo de infecção.É sabido que, embora há muitos detalhes a serem esclarecidos sobre o manejo clínico dos indivíduos infectados, algumas características clínicas e laboratoriais da doença já foram bem elucidadas e é por meio delas que os fármacos estão sendo implementados.

Por fim, no site “https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/pesquisaclinica/arquivos/ensaios-clinicos-covid.pdf“ está a lista dos ensaios clínicos com medicamentos para prevenção ou tratamento da COVID-19 autorizados pela Anvisa. É de garantia a todos os pacientes o tratamento adequado e cientificamente comprovado.

Escrito por:

Bianca de Oliveira
Instituição:
 Laboratório CTVacinas -UFMG/FioCruz
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6743833984348604

Gabriela Burle
Instituição: Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1182460329644567

Isabella Hirako
Instituição: Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1184115154881325

Nathália Pereira da Silva Leite
Instituição: Plataforma Bi Institucional de Pesquisa em Medicina Translacional FMRP – USP/Fiocruz
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6840130888802686