Resposta imune protetora e patogênica Protetora – Anticorpo neutralizante, linfócito T CD4 e linfócitos T CD8 citotóxicos

Os mecanismos de proteção contra Sars-CoV-2 ainda não estão totalmente elucidados. De uma maneira geral, sabe-se que a resposta imune efetora contra as infecções virais envolve os anticorpos neutralizantes. Estes desempenham um papel fundamental, possuindo a capacidade de bloquear a infecção, ou seja, impedir a entrada no vírus nas células hospedeiras. Contudo, no caso da Covid-19, há evidências de que esta resposta humoral persista por um curto período de tempo após a infecção ter sido curada.
Além dos anticorpos, há também a proliferação de células do sistema imune, como os linfócitos T CD8+ (citotóxicos) e T CD4+ (auxiliares). Os linfócitos T CD8+ reconhecem e destroem as células infectadas pelos vírus, uma vez que detectam os antígenos virais em suas superfícies. Já os linfócitos T CD4 (auxiliares) são fundamentais para os mecanismos efetores, por meio da produção de mediadores inflamatórios, como as citocinas.

Imunidade de rebanho

Conceitualmente, a imunidade de rebanho ocorre quando muitas pessoas ficam protegidas a uma determinada doença, uma vez que foram infectadas pelo vírus e adquiriram imunidade. Essa proteção é conferida inclusive a indivíduos não imunes. Isso porque sua exposição ao patógeno é diminuída, devido à queda na taxa de transmissão. A imunidade de rebanho pode ser adquirida a partir da infecção natural ou vacinação. No caso da Covid-19, calcula-se que com 70% das pessoas imunes, poderíamos alcançar a imunidade de rebanho, levando a uma redução na taxa de transmissão. Porém, estudos recentes sugerem que a frequência de pessoas imunes para se alcançar a imunidade de rebanho possa ser menor que 70%, uma vez que uma parcela da população é naturalmente resistente. Entretanto, esperar que a imunidade de rebanho aconteça naturalmente é inconsequente e antiético, uma vez que há um grande número de casos graves e óbitos em pacientes infectados com o SARS-CoV-2. Portanto, a vacinação em larga escala é a única estratégia que pode ser preconizada para se alcançar a imunidade de rebanho para Covid-19.

Escrito por:

Gabriela Burle
Instituição: Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1182460329644567

Isabella Hirako
Instituição: Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1184115154881325