Alótipo – um conjunto de antígenos que varia entre membros da mesma espécie.  

Aminoácidos – são quaisquer ácidos que contêm um grupo amino (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH), eles são as unidades básicas que formam uma proteína.  

Anticorpo – é uma proteína imunoglobulina que reconhece um epítopo em um antígeno e facilita a limpeza daquele antígeno.  

Antígeno – é qualquer substância estranha reconhecida pelo sistema imune que se liga aos receptores T ou B. 

Apoptose – morte celular programada 

Autólogo – células transplantadas a partir do mesmo indivíduo. 

Azitromicina – é um tipo de antibiótico utilizado no tratamento de muitas infecções bacterianas, como infecções na orelha média, tonsilite, laringite, bronquite, pneumonia e sinusite. 

Célula apresentadora de antígeno (APC) – Qualquer célula que tem a capacidade de processar e apresentar antígenos de moléculas de MHC de classe II 

Células B ou Linfócitos B – são linfócitos que expressam receptores de célula B. Estas células se diferenciam em células B de memória ou em plasmócitos ao encontrar com um antígeno.

Células NK – são linfócitos granulares grandes que não expressam receptores de células T ou B. 

Células T ou Linfócitos T – são linfócitos que amadurecem no timo e expressam receptores de células T. 

Citocina – citocinas são proteínas secretadas pelas células, elas têm efeito específico nas interações e comunicações entre as células.  

Cloroquina – é um medicamento normalmente utilizado para o tratamento de malária, é também um anti-inflamatório e possui potencial para atividades radiossensíveis e quimiossensíveis.   

COVID-19 – é uma sigla em inglês criada pela OMS para a doença respiratória causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), cujo significado é “coronavirus disease of 2019”. 

Endemia – ocorre com certo número de casos da doença controlados em determinada região.

Epidemia – ocorre quando há um aumento do número de casos de determinada doença muito acima do esperado e não delimitado para a região. 

Hidroxicloroquina – é um derivado da cloroquina, um imunossupressor, anti-autofágico e também pode ser utilizado para o tratamento de malária. A hidroxicloroquina normalmente é utilizada para tratamento reumatológico em pessoas com lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide.  

Hospedeiro – hospedeiro é um organismo que abriga um parasita mutualista ou comensalista. 

IFN-GAMA – o interferon-gama induz o MHC de classe I em todas as células somáticas, induz o MHC de classe II nas células apresentadoras de antígeno (APC), ativa macrófagos, neutrófilos, células NK e promove efeitos antivirais na imunidade celular.  

IL-2 – Interleucina 2 controla a proliferação de células B, células T ativadas e funções de células NK.  

IL-6 – IL-6 (interleucina 6) é uma citocina pró-inflamatória envolvida na resposta de fase aguda.  

Macrófago – é uma célula fagocitária que atua tanto na imunidade inata quanto na adaptativa. 

MHC I – Complexo de histocompatibilidade principal – Classe I 

MHC II – Complexo de histocompatibilidade principal – Classe II 

Nucleotídeos – são as unidades estruturais do RNA, DNA e alguns cofatores. Cada nucleotídeo contém uma base nitrogenada, um grupo fosfato e um açúcar pentose (ribose ou desoxirribose). 

OMS – sigla para Organização Mundial da Saúde.  

Pandemia – é uma epidemia que se estende à níveis mundiais. 

Parasita – Parasita é um organismo que vive sobre ou dentro de um organismo hospedeiro e obtém seu alimento deste ou às custas deste hospedeiro. Existem três classes principais de parasitas que podem causar doenças em humanos: protozoários, helmintos e ectoparasitas.

Patogenia – é o processo pelo qual um agente infeccioso atinge certos tecidos, inibe ou induz respostas imunológicas ou altera processos celulares básicos.  

Patógeno – é um organismo que causa doença a seu hospedeiro. 

Plasma – é uma porção fluida de sangue desprovida de células que contém todos os fatores de coagulação.  

Plasmócito – é uma célula secretora de anticorpo derivada das células B. 

Quarentena – é a restrição do movimento de pessoas ou animais com o objetivo de prevenir o espalhamento de doenças ou pestes. 

Sítio ativo – é a superfície enzimática a qual um substrato se liga para que a reação ocorra.  

Surto – é o aumento repentino do número de casos de uma doença específica.

Timo – é um órgão linfóide primário localizado no tórax onde a maturação de linfócitos T acontece. 

Vacina – uma vacina ajuda o sistema imune do nosso corpo a reconhecer e combater patógenos como vírus, bactérias, fungos, protegendo-nos de diversas doenças que estes micro-organismos causam, tais como sarampo, poliomielite, difteria, meningite, tétano e câncer cervical.  

Vacinação – é a administração de componentes antigênicos específicos, de uma forma segura, que em indivíduos vacinados pode induzir imunidade protetora contra o agente infeccioso correspondente.

Vírus – é um parasita pequeno que não consegue se reproduzir sozinho, assim ele obrigatoriamente precisa infectar uma célula a fim de conseguir se replicar. A maioria dos vírus tem ou RNA, ou DNA como material genético. 

Virulência – é a habilidade relativa de um agente infeccioso causar doença ao hospedeiro.  

Vitamina C – A vitamina C, além de ser oxidante, ela tem uma ação direta nas células do sistema imune, ajuda na proliferação dos linfócitos. Ela de fato precisa estar em níveis adequados, isso seria por dia mais ou menos 75 a 90 miligramas. Vitamina D – A vitamina D auxilia na dissolução de cálcio e de ferro, então na saúde dos ossos, dos músculos e dos dentes

Fontes:

Redatora voluntária: 

Paula Marchiante (paula.marchiante@unifesp.br)
Instituição: Universidade Federal de São Paulo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1071976456341095.