Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo, atuando como RNAm (serve diretamente para a síntese proteica), linear não segmentado e policistrônico. É o maior genoma entre os vírus de RNA (aproximadamente 27 a 31 mil bases).
Este vírus é composto pelas proteínas envelope (E), membrana (M), nucleocapsídeo (N, que envolve o RNA viral) e spike (S), além das glicoproteínas hemaglutinina (HE) e de membrana (M).
Acredita-se que as proteínas spike e N são os principais alvos de ação do sistema imunológico.
Proteína spike (espícula)
É uma proteína trimérica de aproximadamente 180-200 kDa, responsável pela entrada do vírus na nossa célula. Ela se acopla ao ECA 2 (enzima conversora de angiotensina 2) e sofre uma divisão para que haja a endocitose (fusão da membrana viral com a célula). Em seguida, é liberado o RNA que está no interior do vírus.
A proteína spike tem forma de cabeça de prego, contendo uma porção mais larga e outra mais estreita. A parte mais larga é chamada de porção S1 e é nela que está o fragmento que se liga ao receptor ECA 2. Anticorpos produzidos contra a proteína spike são capazes de impedir a entrada do coronavírus nas células hospedeiras, neutralizando-o. Por isso, o seu protagonismo neste momento. O domínio de ligação ao receptor ECA-2 é o RBD da proteína spike é, provavelmente, o alvo mais promissor para produção de anticorpos neutralizantes e eficácia das vacinas.
A Proteína N
Esta proteína se liga no RNA genômico do vírus, formando o nucleocapsídeo. É uma proteína altamente imunogênica (induz a resposta imune). É utilizada em testes de diagnósticos. A proteína N parece ser o principal alvo dos linfócitos T citotóxicos, linfócitos que destroem as células infectadas pelo Sars-CoV-2. Assim esta proteína viral parece contribuir para resistência imunológica ao vírus, e ser um importante candidato vacinal.
Escrito por:
Gabriela Burle
Instituição: Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1182460329644567
Isabella Hirako
Instituição: Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1184115154881325