Conheça o Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas – UFMG)

O CT-Vacinas é um centro de pesquisas em biotecnologia, resultado de uma importante parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

Pesquisadores ligados à UFMG e à Fiocruz-Minas, que se destacam no contexto nacional e internacional pela qualidade da sua produção científica e tecnológica, fazem parte hoje da equipe desse Centro que é voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à produção de kits de diagnóstico e vacinas contra doenças humanas e veterinárias.

Conheça mais sobre o CT Vacinas nos vídeos abaixo ou assista no YouTube (clique aqui):

CT Vacinas e a Covid-19

Devido a infraestrutura instalada, associada à ampla experiência dos pesquisadores, o CTVacinas vem atuando ativamente no combate a Covid-19.

Em cinco meses no período da pandemia, o CT Vacinas desenvolveu um Kit Elisa para o diagnóstico da Covid-19 e está produzindo um teste rápido com conclusão prevista para 2021. Além disso, já foi concluída a etapa de desenvolvimento de um Kit NAT, o qual consiste em testes baseados na detecção de ácidos nucleicos do vírus na amostra.

Os pesquisadores também estão trabalhando na prevenção da Covid-19, produzindo uma vacina contra o novo coronavírus, com expectativa de iniciar os testes clínicos em 2021. Dessa forma, o CT Vacinas está preparado para o desenvolvimento de tecnologias para respostas rápidas a situações emergenciais, como a pandemia da Covid-19.

*Com informações do site CT Vacinas

Share: